Hora de planejar 2017
Estamos em outubro e logo, logo, o fim do ano chega, quase sempre deixamos marcado na agenda uma frase escrita em cor chamativa, grifada várias vezes, para nos chamar a atenção. Sim, esta na época certa, a hora já chegou, agora é o momento de fazer o planejamento de comunicação, marketing e publicidade e solicitar orçamentos para o próximo ano que logo vai chegar. Mas é bom saber antes qual é a situação de sua empresa para traçar uma estratégia com mais assertividade.
Comece por resgatar os planos de marketing de 2016 e avalie criteriosamente o que realizou, quanto foi investido nas ações e verifique se teve retorno sobre os investimentos e principalmente quais ações valeram a pena. Suas campanhas ajudaram o seu cliente a formar uma boa percepção da empresa, marca e de seus produtos? Os canais de comunicação estão claros e sendo percebidos como fontes de informação? Sua área comercial e frente de vendas/atendimento atuaram de fato em sintonia para potencializar seus objetivos e metas de comunicação? Dessa forma, você consegue identificar quais planos de ação podem ser mantidos e quais devem ser revisitados para darem mais retorno.
Uma boa hora para pedir feedback das suas áreas e dos seus clientes para entender o que deu certo e principalmente o que precisa fazer para dar certo no próximo ano. Veja também quais são aquelas áreas de sua empresa que, geralmente, demandam mais ações de comunicação (como vendas, diretoria, rh, por exemplo) e se inteire dos seus respectivos planejamentos para 2017. Além de entender melhor, você já se antecipa e prevê o foco da sua empresas e as principais necessidades de campanhas e qual é momento do mercado para 2017. Lembre-se de que o menos é mais, muita campanha , muita informação circulando ao mesmo tempo, geram ruídos de comunicação e perda de foco. Priorize poucas mas grandes campanhas anuais.
INSPIRACOM MARKETING E COMUNICAÇÃO
Olhe ao seu redor e veja as tendências. O benchmarking é uma das melhores ferramentas para se conhecer as novidades e os resultados obtidos em outras empresas do seu segmento. Para auxiliar nesta etapa de planejamento também é valido procurar opiniões externas, o olhar de fora para dentro. Contrate um serviço de consultoria que vai ajudar e principalmente apresentar cases de outras empresas clientes e o que elas estão realizando. Na maioria das vezes, as soluções para um problema já existem, outros passaram por ele, e a solução na maioria das vezes já foi implementada antes.
Inspiramos e potencializamos resultados com soluções integradas elevando padrões fazendo a diferença na escolha de compra de serviços e produtos. Somos focados no crescimento e objetivos de nossos clientes, seu contexto, crenças, sonhos, metas e motivações.
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