Blog Inspiracom

Todas as empresas querem crescer e chegar em algum lugar. Mas como colocar isso em prática? É justamente para isso que o planejamento estratégico serve! Entenda a importância do planejamento para a sua empresa:

 

Qual é a importância do planejamento estratégico?

 

Antes de falar sobre planejamento estratégico, é preciso entender que toda empresa tem um objetivo, não é mesmo?

É com base nisso que o planejamento será elaborado. Basicamente, o planejamento estratégico consiste no “como chegar”, no caminho que a empresa deve percorrer para alcançar os objetivos desejados.

 

Por isso que ele se faz essencial! Ter estratégias bem elaboradas é muito mais eficaz do que dar chutes no escuro e esperar que uma dessas decisões feitas às cegas atinja o alvo.

 

Como fazer um bom planejamento?

 

Ok, você já entendeu que um planejamento estratégico é indispensável para que a sua empresa cresça. Mas por onde começar?

 

1 – Estabeleça os objetivos

Como já falamos, o primeiro passo é saber qual é o objetivo da empresa, onde ela quer chegar. Se a sua empresa já sabe, ótimo! O primeiro passo está pronto e você pode prosseguir.

 

2 – Colete informações

Você lembra do dito “conhecimento é poder”? Nesse caso, as informações que você tiver podem esclarecer dúvidas e ajudar na criação de boas estratégias para empresa. Por isso, procure entender a fundo a história da empresa, a sua essência e valores, todos os detalhes do seu produto ou serviço e quem é a pessoa que o consome.

 

3 – Defina as metas

Lembre-se de que metas são diferentes de objetivos! Este é o momento em que você irá estabelecer as metas e quais são os prazos para que elas sejam cumpridas.

 

4 – Elabore as estratégias

Depois que você tiver todas as informações em mãos e as metas estabelecidas, finalmente será a hora de pensar em estratégias, no caminho para alcançar os objetivos da empresa.

 

5 – Coloque em prática e acompanhe sempre

Depois de elaborar as estratégias, é a hora de colocar em prática tudo o que foi pensado e planejado.

Contudo, outro ponto importante aqui é o acompanhamento! Mesmo com toda a pesquisa e planejamento, as estratégias pensadas podem não funcionar exatamente como a empresa quer. Por isso, é essencial acompanhar tudo de perto.

Lembre-se de que o objetivo permanece o mesmo, mas o caminho, o “como chegar”, pode (e deve) mudar e ser adaptado.

 

6 – Analise os resultados

Por fim, é a hora de ver os resultados! Se eles foram bons ou ruins, é nesse momento em que você saberá como prosseguir futuramente.

Por isso, mais do que dizer se foi ruim ou bom, é importante analisar todas as estratégias realizadas e procurar pelos pontos que foram bem-sucedidos ou que não funcionaram bem.

 

2.png

 

Planejamento estratégico X Planejamento de comunicação

Vale lembrar que o planejamento estratégico e o de comunicação são coisas diferentes!

O planejamento estratégico é mais um guia geral para a empresa e envolve diversas áreas, como o financeiro, recursos humanos, marketing, etc. Já o planejamento de comunicação trata especificamente de como a marca será comunicada, tanto dentro quanto fora da empresa.

 

Apesar de ser elaborado de maneira parecida, o planejamento de comunicação envolve fatores diferentes, como a análise de público-alvo, a definição de estratégias com foco na comunicação, a seleção de mídias e veículos que atendam os objetivos a serem alcançados e por aí vai.

Portanto, recomenda-se que este planejamento seja elaborado por profissionais comunicadores, que entendam qual pode ser a melhor estratégia para passar a mensagem da sua empresa para as pessoas.

 

 

Publicado em Identidade

Você alguma vez já ficou irritado de receber informações sobre um produto em um momento em que você não queria saber disso? Esse é exatamente o grande erro de muitas empresas: falar somente dos seus produtos! Hoje, vamos te mostrar como o marketing de conteúdo pode fazer a diferença na estratégia de comunicação de uma empresa. Entenda:

Publicado em Identidade